Sexta, 23 de Outubro de 2020

Estrutura

ETA - Estação de Tratamento de Água

O município de Cruzeiro dispõe de 03 (três) estações de tratamento de água (ETA’s) em operação, cujas características principais são apresentadas a seguir:

ETA I
Esta estação opera com vazão de aproximadamente 240 litros/segundo e é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 60% da população do município. Na ETA I utiliza-se para o tratamento da água a técnica de filtração direta ascendente, através de unidade comumente conhecida como "Filtro Russo". Os processos aplicados nesta técnica compreendem a coagulação, floculação, filtração com posterior cloração, fluoretação e correção de pH, a fim de condicionar a água aos padrões de potabilidade. A ETA I possui laboratório bacteriológico e físico-químico.

   
     

ETA III
Esta estação atende em torno de 25% do município. Na ETA III utiliza-se para o tratamento da água a técnica de filtração bi-flow (ascendente/descendente). O processo aplicado passa pelas fases de pré-tratamento que consiste em gradeamento, caixa de areia, pré-cloração, e a seguir pelos processos de tratamento compreendendo mistura rápida/coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, correção de pH e fluoretação. A ETA III possui laboratório físico-químico, para o acompanhamento analítico do processo.

   
     

ETA IV
Esta estação atende em torno de 15% do município. Na ETA IV utiliza-se para o tratamento da água o sistema compacto e técnica de filtração bi-flow (ascendente/descendente). O tipo de tratamento da ETA passa pelas fases de pré-tratamento compreendendo gradeamento, caixa de areia, coagulação/floculação, filtração, cloração e fluoretação. A ETA IV possui laboratório físico-químico, para o acompanhamento analítico do processo.

   



Reservatórios


Reservatório ETA I
A ETA I possui em sua área interna um reservatório semi-enterrado, em concreto, com capacidade de 4.000 m³, que fornece água para os reservatórios da sede operacional e do bairro Itagaçaba.
Reservatório Sede Operacional
Está localizado na área interna do Departamento Técnico e Operacional do SAAE, é semi-enterrado com estrutura em concreto, com capacidade de 1.000 m³, sendo responsável pelo abastecimento de todo o centro da cidade.
   
     

Reservatório Itagaçaba
O reservatório do Itagaçaba é semi-enterrado e abastecido pela ETA I. Está localizado na parte baixa do Bairro Itagaçaba e desempenha apenas as funções de acumulação e bombeamento para o reservatório do bairro Bela Vista. Possui formato retangular em planta e volume útil de 370 m³.
Reservatório do Bairro Bela Vista
Este reservatório é responsável pelo abastecimento dos bairros Bela Vista, Vista Alegre e parte do Itagaçaba. O volume de reservação é de 1.200 m³.

   
     

Reservatório ETA III
Está localizado na área interna, sendo do tipo apoiado, circular em concreto e com capacidade de reservação de 1.500 m³. Abastece os bairros Jardim Paraíso, Vila Romana, Vila Batista, Vila Biondi, Vila Maria, Nova Cruzeiro, Olaria, 2º Retiro da Mantiqueira e Vila Rica.

   
     

Reservatório dos Comerciários
É abastecido pela ETA IV e fica localizado no Bairro dos Comerciários, sendo responsável pelo abastecimento deste bairro. Tem a capacidade de reservação de 300 m³.

   
     

2011-2020 © SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro • Todos os direitos reservados