Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp
NOTÍCIAS

SAAE de Cruzeiro alerta para consumo consciente de água durante a estiagem

Postado por SAAE  |  14/06/2021

A escassez de chuva registrada nos últimos meses tem preocupado especialistas pela possibilidade da falta de abastecimento de água em nossa região. Entre setembro de 2020 e março deste ano, o Sistema Interligado Nacional (Sin) registrou o menor volume de chuvas nos reservatórios dos últimos 91 anos.

Com isso, o SAAE de Cruzeiro reafirma o alerta e pede a colaboração de toda a população para que faça uso consciente da água durante o período de estiagem.

"A população é nossa parceira no combate ao desperdício neste momento de pouca chuva. Mas é importante que as pessoas saibam que é necessário fazer o uso consciente não só durante o período de crise, mas o ano todo", pontua José Kleber Silveira, diretor geral do SAAE.

Para evitar o desperdício, a autarquia pede que a população siga os seguintes passos:

- Evite lavar calçadas, paredes e carros;

- Encurte os banhos;

-Feche as torneiras no período em que a água não estiver sendo usada;

-Conserte vazamentos;

-Limpe os pratos antes de lavá-los;

-Ajuste a máquina de lavar para um ciclo mais curto e reaproveite a água quando for possível.

O diretorgeral do SAAE acredita que não será necessário fazer racionamento de água em Cruzeiro, mas garante apoio à população em um possível momento de crise. “Em caso de falta de abastecimento, nós vamos disponibilizar o caminhão-pipa para atender a todos. Nós estaremos vigilantes e prontos para auxiliar em qualquer momento que nossa cidade esteja precisando", acrescenta José Kleber Silveira.

Jose Kleber também afirmou que o SAAE está na parte final da recuperação da captação de água da Badra, no Rio Passa Vinte. A obra será de extrema importância para manter o abastecimento da cidade durante o período de estiagem. “A revitalização do espaço vai melhorar a captação da Badra, que em outras oportunidades já foi de extrema serventia para Cruzeiro. Ou seja, nós estamos olhando sempre com cuidado e conhecimento o que podemos ter de melhor para oferecer”, disse.

Outra preocupação durante o período de estiagem é com as queimadas. Por isso, o SAAE apontou algumas dicas para evitar o problema; confira:

- Não faça queimada para limpar terreno ou para destruição de lixo;

- Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura da sua cidade;

-Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;

-Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos e incêndios, e é crime ambiental.

De acordo com o diretorgeral do SAAE, as queimadas afetam e agravam a situação em períodos de escassez de chuva. "Entre abril e setembro, nós sabemos que chove muito pouco e isso reduz muito o volume de água em nossos rios. Nessa época também é comum que ocorram as queimadas, isso prejudica demais a vegetação nas áreas de preservação dos rios e também nas cabeceiras nas serras, onde geralmente ficam as nascentes", explica.

A preocupação com a saúde durante o tempo seco também é importante, por isso o ideal é: se manter hidratado, usar soro fisiológico nos olhos e narinas; umedecer o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água; evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e pelúcias e também evitar exercícios físicos quando o ar estiver muito seco.

Durante a pandemia, o SAAE entende que os moradores devem reforçar os hábitos de higiene por causa do COVID-19, mas isso deve ser feito sem o desperdício de água.

Por fim, a autarquia estuda medidas para fazer a captação de água no Rio Paraíba e trabalha com uma equipe de caça vazamentos para diminuir a perda de água na cidade.

“O SAAE está fazendo um estudo para realizar a captação no Paraíba. Em breve, nós teremos boas novidades para apresentar para nossa cidade. Melhorias que vão impactar positivamente em nossas vidas e sanar o problema durante os períodos de estiagem. Ao mesmo tempo, nossa equipe de caça vazamentos já apresenta um resultado muito satisfatório e importante no combate ao desperdício. Vamos cuidar para que os níveis dos nossos reservatórios estejam sempre prontos para atender a nossa população, mas lembro que toda ajuda é importante neste momento delicado”, finaliza José Kleber Silveira.

COMPARTILHAR
SAAE
Avenida Nesralla Rubez, 519 - Centro
CEP 12701-000 Cruzeiro - SP
CURTA E COMPARTILHE
© 2021. SAAE Cruzeiro.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BTHK