Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp
NOTÍCIAS

Rede de água pluvial e rede de esgoto não se misturam

Postado por SAAE  |  03/08/2021

O artigo 19 do Decreto Estadual nº 12.342 fala sobre a proibição da introdução direta e indireta de águas pluviais nos ramais prediais de esgotos. A determinação consiste em garantir que tubulações diferentes sejam usadas para os dois diferentes fins, uma vez que a drenagem de água pluvial leva a água da chuva que escorre de telhados, calhas e ralos para rios e lagos sem que seja necessário tratamento. Já a rede de esgoto direciona os residuos líquidos gerados nas residências por uma tubulação subterranea até a estação de tratamento, para só após serem devolvidas ao meio ambiente. A intenção do Decreto é a prevenção de sobrecargas na tubulação, o que acarreta vazamentos, além de controlar a propagação de doenças na população a partir da poluição da água potável.

Para saber se seu imóvel cumpre as determinações em relaçao ao esgoto, é possivel fazer alguns testes como observar se a água do banho, da pia ou da descarga está passando pela caixa de inspeção. Basta abrir a tampa dela, normalmente localizada na garagem ou calçada, e ver se o esgoto está passando por lá. Outras duas dicas importantes são não jogar óleo de fritura na pia e lixo no vaso sanitário, isso gera entupimento na tubulação e o esgoto volta para dentro de casa.

Na dúvida, consulte um projetista ou engenheiro de confiança. É de extrema importância a separação desses dois efluentes.

COMPARTILHAR
Mais lidas
Concurso Público SAAE Cruzeiro
13/04/2023
Regularização de débito com a nossa Autarquia
24/11/2021
Confira o gabarito oficial do Concurso do SAAE
14/06/2023
Nota oficial - Coleta taxa de lixo
02/07/2021
SAAE prepara a maior obra de saneamento básico da história de Cruzeiro
28/10/2020
Por período
SAAE
Avenida Nesralla Rubez, 519 - Centro
CEP 12701-000 Cruzeiro - SP
CURTA E COMPARTILHE
© 2024. SAAE Cruzeiro.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BTHK