Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp
NOTÍCIAS

SAAE completa 44 anos de olho em grandes conquistas para Cruzeiro

Postado por SAAE  |  03/11/2021

Obras das duas estações de esgoto, novo Centro de Controle Operacional e recuperação da captação de água no Rio Passa Vinte são algumas conquistas da atual gestão

No dia 27 de Outubro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro completa 44 anos de vida com muitos motivos para comemorar. Com o compromisso de trazer melhorias e inovações para Autarquia, o atual Diretor Geral Kleber Silveira tem avançado em temas que colocam Cruzeiro em lugar de destaque em nossa região.

Quando o assunto é tratamento de esgoto, a nossa cidade está a caminho de ser referência no assunto. Nos próximos anos, Cruzeiro vai sair de 3% para mais de 90% do esgoto tratado. Serão duas novas estações de tratamento. A maior, a ETE Central vai tratar 90% de esgoto da cidade e a ETE Mata Atlântica mais 5%.

"O nosso compromisso é com a saúde, saneamento básico e principalmente com o meio ambiente. As duas estações de tratamento de esgoto são um compromisso e também um sonho da nossa cidade. Não poupamos esforços para conseguir trazer essa melhoria para Cruzeiro e finalmente tiramos isso do papel", afirma o Diretor Kleber Silveira.

A ETE Central está sendo construída com verba própria do SAAE e também conta com um convênio do Estado. O diretor revela que além de tratar o esgoto, o amplo espaço que fica localizado atrás da Vigor vai contar com viveiro de mudas, espaço para reuniões, sala de ambientalização  e toda a infraestrutura para região.

Já a ETE Mata Atlântica ficará na região da Vila Juvenal, a estação será responsável por atender os moradores da área e também conta com um convênio do Estado para sua construção. Aliás, investimento recorde para o SAAE de Cruzeiro, somando as duas obras o valor aproximado é de R$ 11,5 milhões de recurso do Estado.

Mas e a água? Como vamos enfrentar os períodos de estiagem que a cada ano só pioram?

O Diretor kleber afirma que a equipe técnica tem procurado soluções para que o problema seja superado em nossa cidade.

De acordo com o Kleber, na captação do Rio Passa Vinte foi construído um novo tratamento preliminar. A ação serviu para melhorar a captação de água no local e junto com o Rio Batedor trazem maior volume e qualidade na captação.

"Nós temos atuado de forma incessante o lado da conscientização da nossa população. O cidadão de Cruzeiro precisa estar ao nosso lado nesse momento. Mas em contra partida, realizamos uma reforma na captação do Rio Passa Vinte, isso traz um enorme reforço para o abastecimento de água da nossa cidade", revela Kleber

Ainda sobre a questão da estiagem, o Diretor afirma que existe um plano de plantio de mudas para preservação de nascentes e também dos cursos dos rios que abastecem nossa cidade. O objetivo da Autarquia é preservar para que as gerações futuras não paguem um preço mais caro a cada ano que passa.

O Centro de Controle Operacional foi outra melhoria que o SAAE agregou ao seu Departamento Técnico. O CCO veio para trazer agilidade aos serviços prestados pela autarquia, mapeamento das redes de água e esgoto e no futuro também o controle por telemetria. Com isso o SAAE segue sua busca por tecnologia.

Confira a entrevista completa com o Diretor Geral do SAAE.

Kleber, o SAAE completa 44 anos. Quais são os motivos para comemorar?

Primeiramente, eu parabenizo a nossa Autarquia por mais esse ano, posso dizer, incrível que tivemos. Agradeço muito aos nossos colaboradores que fazem o possível para manter o SAAE operando e tenho certeza que trabalha com muito respeito e carinho pela nossa cidade.

Acho que o principal motivo para comemorar foi conseguir passar pelo grave período de estiagem sem que Cruzeiro e seus munícipes sofressem com a falta de abastecimento. Digo isso, pois foi um ano complicado para outras cidades, inclusive com racionamento, mas aqui estamos passando bem.

Mas o SAAE ainda guarda mais novidades para cidade?

Olha, é com muita satisfação que temos duas Estações de Tratamento de Esgoto que já saíram do papel. A ETE Central tão esperada e a ETE Mata Atlântica, elas serão um marco de saneamento básico na cidade. Nós vamos sair de 3% de esgoto tratado para mais de 90% em apenas 4 anos. Um recorde que me deixa muito feliz e também, tenho certeza, toda a cidade.

E a questão da água ainda preocupa?

Sim, hoje nós temos a visão de que a cada ano que passa as coisas ficam mais complicadas. Por isso, a principal medida é conscientização da população e esse ano os moradores compreenderam isso e nos ajudaram. A outra ação é melhorar nossa captação e combater de forma incansável os vazamentos.

Para isso, nós fizemos uma obra na captação do Rio Passa Vinte. Essa obra, eu falo com propriedade que ela fez Cruzeiro conseguir passar pela forte estiagem desse ano de 2021. Foi uma ação imprescindível juntamente com a Operação Caça Vazamentos, que com auxílio do geofone encontrou aproximadamente 200 vazamentos invisíveis pelas ruas da cidade.

Essas ações passam confiança para população de que nós estamos buscando alternativas.

Kleber e a questão da limpeza urbana que agora também é responsabilidade do SAAE?

Hoje nós temos sete caminhões que cuidam de Cruzeiro, entre eles uma novidade, a varredeira mecanizada. Tudo isso para deixar nossa cidade limpinha como ela merece. São detalhes, mas que fazem muita diferença na limpeza pública em nossa cidade.

A taxa de lixo foi uma questão discutida e tratada com muito cuidado por nós. Mas a gente precisou se adequar a uma Lei Federal. Isso feito, o serviço prestado pela nossa Autarquia é realizado com muita qualidade e comprometimento.

Kleber para encerrar nossa entrevista, você vai completar três anos como Diretor do SAAE. O que pode contar sobre essa experiência?

Tem sido muito bom, gratificante é a palavra. Conseguimos trazer pessoas novas e capacitadas que só agregaram ao bom time que aqui já existia. Temos projetos grandes e o melhor, nós estamos tirando tudo do papel. Posso afirmar para toda população que nós temos um compromisso com nossa cidade que é prestar um serviço de qualidade. Por isso, eu gostaria de pedir a confiança de todos em nossa Autarquia que é de Cruzeiro e cuida tão bem da nossa cidade.

Agradeço também a confiança do nosso Prefeito Thales Gabriel que me deu a oportunidade de ser o gestor dessa grande e tão importante Autarquia Municipal.

COMPARTILHAR
Mais lidas
Concurso Público SAAE Cruzeiro
13/04/2023
Regularização de débito com a nossa Autarquia
24/11/2021
Confira o gabarito oficial do Concurso do SAAE
14/06/2023
Nota oficial - Coleta taxa de lixo
02/07/2021
SAAE prepara a maior obra de saneamento básico da história de Cruzeiro
28/10/2020
Por período
SAAE
Avenida Nesralla Rubez, 519 - Centro
CEP 12701-000 Cruzeiro - SP
CURTA E COMPARTILHE
© 2024. SAAE Cruzeiro.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BTHK